Narcóticos Anônimos (NA)

NA é uma organização sem fins lucrativos de apoio aos dependentes do uso de drogas. Ela está presente em mais de cento e trinta países e desenvolve um programa de controle em doze passos que, com base em reuniões regulares entre os participantes, tem por objetivo auxiliá-los a parar de consumir entorpecentes. O modelo, denominado “filosofia da vida”, foi adaptado daquele empregado pelos Alcóolicos Anônimos. Não há matrículas ou taxas. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de usar.


Se você acha que tem problemas com o uso compulsivo de drogas, então você provavelmente é um adicto, sofre de uma doença reconhecida mundialmente como adicção. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente, sobrevivendo a todas as adversidades. Percebemos que, finalmente há esperança para nós. Nosso propósito primordial é nos mantermos limpos e levar a mensagem ao adicto que ainda sofre. Estamos unidos pelo nosso problema comum – a adicção. NA oferece aos adictos uma maneira de viver livre de drogas.


Sou Adicto??? A maioria de nós não precisa pensar duas vezes sobre esta pergunta. NÓS SABEMOS! Toda a nossa vida e nossos pensamentos estavam centrados em drogas, de uma forma ou de outra — obtendo, usando e encontrando maneiras e meios de conseguir mais. Vivíamos para usar e usávamos para viver. Um adicto é simplesmente um homem ou uma mulher cuja vida é controlada pelas drogas. Estamos nas garras de uma doença progressiva, que termina sempre da mesma maneira: prisões, instituições e morte.


Nós, membros de NA temos a mesma doença e encontramos uma maneira de viver sem usar drogas e estamos felizes em partilhá-la com qualquer pessoa que tenha problema com drogas. Podemos lhe ensinar o que tem dado certo em nossa busca por mais um dia limpo, sem o uso de drogas.